A distonia nada mais é do que contrações sustentadas e repetitivas, que acometem diferentes regiões do corpo, causando movimentos anormais. Trata-se de um distúrbio do movimento que pode incapacitar o paciente.
Existem distonias primárias, nas quais a causa é desconhecida, e distonias secundárias, que estão associadas a outras condições médicas. Às vezes, a distonia é diagnosticada erroneamente como estresse, torcicolo ou distúrbio psicológico.
A doença surge, inicialmente, após movimentos ou tarefas específicas, mas, em estágios avançados, pode ocorrer em repouso. Geralmente, afeta o mesmo grupo de músculos, causando um padrão repetitivo de movimentos ao longo do tempo.
O estágio avançado é marcado por: movimentos rítmicos rápidos e involuntários, posturas de torção, contorções do tronco, marcha anormal e, em última instância, deformidades posturais fixas.
A doença pode ser controlada. Existe medicamento, mas o resultado é pouco eficiente usado isoladamente. Os tratamentos mais efetivos são a injeção de botox, em distonia focal, ou a neurocirurgia quando é uma distonia generalizada.
Preencha o formulário e nossa
equipe entrará em contato
para agendar o melhor horário
para você!