DBS
O que é a Cirurgia de DBS?

A Estimulação Cerebral Profunda (do inglês 'Deep Brain Stimulation' - DBS) nada mais é do que o implante de eletrodos em regiões específicas do cérebro. Então, através de marcapassos, é possível modular circuitarias cerebrais que apresentam anormalidade no movimento.

Através desse procedimento, o médico consegue restabelecer ou melhorar os sintomas da doença e, consequentemente, melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente.

Trata-se de uma técnica cirúrgica moderna e segura, conhecida no mundo todo, que tem como principal objetivo controlar os sintomas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Como é realizada a Cirurgia de DBS?

Na grande maioria, ela é feita em duas partes. Ela começa com uma tomografia, onde o médico fixa um aparelho no crânio chamado de arco estereotáxico (foto) e, para isso, usa anestésicos igual aquele usado no dentista, onde o paciente faz uma tomografia que é fundida com a ressonância, possibilitando calcular desde o ponto de entrada até a região específica do cérebro onde ficam esses eletrodos.

Na primeira fase, é feita através de uma sedação, inconsciente, onde o paciente não tem dor. Depois, são realizados os testes intraoperatórios, onde se avalia desde a resposta clínica com a melhora dos sintomas, até os efeitos colaterais. E, na última parte, onde o paciente é submetido a uma anestesia geral em torno de 10 a 20 minutos, para o implante do gerador embaixo da pele.

Hoje em dia é muito rápido, e os pacientes ficam, teoricamente, apenas um dia no hospital, recebendo alta hospitalar no dia seguinte, na maioria das vezes.

 

Quais doenças podem ser tratadas com a Cirurgia de DBS?

Assim como diversos tratamentos, a terapia de Estimulação Cerebral Profunda (ou a Cirurgia de DBS) vem sendo aprimorada com o passar dos anos, sempre acompanhando o avanço da tecnologia.

O DBS, popularmente chamado de ‘marca-passo cerebral’, trata inúmeras patologias.

Dentre as doenças que podem ser tratadas com este método, podemos citar:
Distonias;

Doença de Parkinson;

Dor crônica (alguns tipos);

Epilepsias;

Tremor essencial.

Existem, também, inúmeras outras doenças neurológicas e psiquiátricas que o tratamento cirúrgico com essa técnica pode ser indicado.

Isso vem sendo visto, principalmente, em países europeus e da América do Norte.

Dentre elas, temos:
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC);

Depressão grave;

Síndrome de Gilles de la Tourette.

O DBS vem mostrando excelentes resultados no tratamento destas doenças, porém são pouco difundidas ainda no meio da neurocirurgia funcional.

Como saber se a Cirurgia de DBS é indicada para o meu caso?

Somente um especialista pode dizer se a Cirurgia de DBS pode ser indicada para o caso, após uma investigação aprofundada do quadro clínico do paciente e realização de exames complementares, através de uma equipe multidisciplinar.

Quer saber se a Estimulação Cerebral Profunda é indicada para o seu caso?

Entre em contato e agende uma avaliação!

Agendar Consulta

Preencha o formulário e nossa
equipe entrará em contato
para agendar o melhor horário
para você!

    Design by