O disco intervertebral é uma estrutura cartilaginosa que fica entre as vértebras da coluna, servindo como um 'amortecedor'.
Quando estes discos sofrem uma lesão, o conteúdo interno (chamado de 'núcleo pulposo') pode extravasar, causando assim uma espécie de abaulamento no disco. O grande problema é que este abaulamento pode comprimir a medula e/ou raízes nervosas da coluna, causando sintomas neurológicos.
Os sintomas mais comuns da hérnia de disco são a dor no pescoço (podendo irradiar para os braços) quando na coluna cervical, ou a dor na região mais baixa das costas (podendo irradiar para as pernas), quando na região lombar da coluna.
Dentre as causas mais comuns, podemos citar o processo degenerativo (envelhecimento) da coluna vertebral, traumas, sedentarismo, tabagismo, obesidade, sobrepeso, sobrecarga mecânica e predisposição genética.
Muitos desses fatores de risco podem ser evitados através da prática regular de atividades e exercícios físicos, alimentação saudável e acompanhamento médico para detectar precocemente quaisquer problemas de coluna em estágio inicial.
Muitas vezes, o tratamento para hérnia de disco pode ser conservador; mas, em casos mais graves, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.
Preencha o formulário e nossa
equipe entrará em contato
para agendar o melhor horário
para você!