Dores Crônicas
O que são as Dores Crônicas?

Dores crônicas na coluna referem-se a desconfortos persistentes e recorrentes na região das costas ao longo do tempo.

Quais são as causas das Dores Crônicas?

Essas dores podem ser causadas por uma variedade de condições, como hérnia de disco, osteoartrite, espondilose, escoliose, entre outras. Fatores como má postura, lesões, desgaste natural relacionado à idade e genética também podem contribuir para o desenvolvimento de dores crônicas na coluna.

Quais são os tratamentos possíveis para Dores Crônicas?

O tratamento pode envolver fisioterapia, medicamentos, exercícios específicos, mudanças no estilo de vida e, em casos mais graves, intervenções cirúrgicas. A abordagem de tratamento dependerá da causa subjacente da dor na coluna.

 

Uma das técnicas mais modernas para o tratamento de dores crônicas na coluna é a bomba de infusão intratecal de fármacos.

 

O sistema usa uma pequena bomba que é cirurgicamente colocada sob a pele do abdômen. A bomba fornece medicação por um cateter que vai até a área ao redor da medula espinhal. Como o medicamento é administrado diretamente na área da dor, os pacientes sofrem menos efeitos colaterais e gozam de um alívio muito maior.

A bomba de infusão intratecal de morfina é recomendada para tratar a dor crônica quando o controle da dor por meio de outros tratamentos se torna inviável, a bomba de infusão se apresenta como poderosa aliada do paciente. Além de tratar dores crônicas na coluna, o procedimento também é indicado para pacientes com câncer, portadores de artrite reumatóide, entre outros.

Em comparação com o uso de medicações via oral ou endovenosa, a bomba de infusão intratecal de morfina tem inúmeras vantagens. As doses necessárias para controle da dor são muito menores daquelas usadas pela via oral ou endovenosa, pois a medicação age diretamente ao redor da medula, local que transmite os estímulos de dor. Como a morfina não passa pelos demais órgãos do corpo, os efeitos colaterais são mínimos, o efeito para controle da dor é muito mais potente com a bomba de infusão intratecal, mesmo sendo utilizadas doses centenas de vezes menores.

 

Não é necessário o paciente se preocupar em tomar medicações, pois a bomba libera a medicação de forma contínua e uniforme, durante todo o seu período de vida útil. A única preocupação passa a ser o comparecimento periódico a cada 2 a 6 meses para o abastecimento do reservatório do sistema.

É importante lembrar que é papel do médico especialista avaliar a condição clínica do paciente, pois, apesar de sua efetividade, a bomba de infusão não será a escolha de tratamento mais adequada para todos que sofrem de dor.

Agendar Consulta

Preencha o formulário e nossa
equipe entrará em contato
para agendar o melhor horário
para você!

    Design by