Dicas para garantir uma boa consulta médica

Muita gente se intimida e sai da consulta médica com todas as dúvidas, ou até mais que tinha quando entrou. Para não passar por isso, saiba como se preparar e tirar proveito de cada minuto dessa conversa.

– Saiba a razão da consulta:

Antes de ir ao médico, coloque no papel e leve-o com você o motivo de estar lá. Dúvidas em relação ao tratamento? Novos sintomas surgiram? Angústias? Medos? No primeiro momento, já fale quais são suas questões e a razão que o levou até o consultório.

– Dê informação ao médico:

Não fique constrangido de contar o que aconteceu desde a última consulta médica, como os sintomas estão evoluindo, o que está incomodando, as reações às medicações. Se houve algo grave, conte imediatamente. Também não subestime a importância de alguma alteração. Esconder do médico o que parece ser um detalhe pode comprometer o tratamento.

– Conheça seus remédios:

Para não correr o risco de esquecer os nomes dos medicamentos e as dosagens, anote em um papel e leve-o com você tudo que tem usado, as doses e os horários. Isto é informação fundamental para quem vai cuidar do seu tratamento.

– Faça anotações:

Durante a consulta médica, anote os pontos importantes que forem conversados, os novos rumos do tratamento, as explicações e, principalmente, as medicações, os horários e as dosagens. Tanta informação pode parecer óbvia no consultório mas assimilar e se lembrar de tudo depois não é tão simples. As vezes a letra do médico nas receitas é ilegível, garanta legibilidade nas suas anotações.

– Faça perguntas:

Você é o paciente e não tem obrigação de entender jargões médicos. Portanto pergunte uma ou mais vezes, não saia da consulta médica com dúvidas, peça ao médico para traduzir a linguagem médica e considere repetir o que você entendeu para se certificar de que está tudo realmente claro.